Este livro é fruto de uma pesquisa de doutorado que aborda a temática do mal-estar e do bem-estar na trajetória acadêmica no doutorado. A universidade brasileira é uma das instituições mais importantes da nossa sociedade. Nessa instituição, vivem-se os estados de mal-estar e bem-estar, que permeiam e influenciam as trajetórias de vida pessoal e profissional dos estudantes. O excesso de atividades acadêmicas, a pressão pelo produtivismo acadêmico e os impactos do isolamento social no contexto da pandemia da Covid-19 são alguns dos fatores que compõem o estado de mal-estar, os quais têm gerado sofrimento, tédio e esgotamento físico e mental aos universitários. A produção de conhecimento científico, as experiências afetuosas e empáticas com colegas, bem como as relações de confiança e autonomia com os orientadores compõem o bem-estar para os estudantes. Tais aspectos contribuem para a realização pessoal e o engajamento na formação acadêmica, ainda que, os efeitos da sociedade contemporânea e produtivista impactem no contexto de vida pessoal e profissional, ocasionando o mal-estar. Nesse sentido, acredita-se que a universidade brasileira é uma instituição indispensável para a promoção de estratégias voltadas para o bem-estar, ao longo da trajetória acadêmica, desenvolvendo ações para a formação integral dos pós-graduandos, auxiliando-os a lograrem melhor êxito nesta etapa da vida.
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| Autor | Fernanda Fátima Cofferri |
| Editora | CRV |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 172 |
| Ano de edição | 2022 |
| Número de edição | 1 |

