O livro examina o lugar que ocupa o carisma na construção da autoridade dos professores de escola pública. De que maneira os docentes adquirem legitimidade e exercem a autoridade durante as aulas? É a pergunta a responder nesta pesquisa antropológica.
Privilegiando as relações estabelecidas entre professores e alunos nas salas de aula, a análise incide sobre os elementos que atuam no processo de construção e legitimação do carisma professoral.
As performances desempenhadas durante as aulas pelos professores são focalizadas, assim como as reações que suscitam nos estudantes, com o objetivo de compreender quais as técnicas e os recursos que produzem a eficácia simbólica na prática pedagógica e, consequentemente, tal carisma.
A pesquisa foi baseada em dez meses de trabalho de campo etnográfico e observação direta realizados pelo autor, durante o ano de 2013, em duas turmas do ensino médio numa escola pública da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Código: |
L004-9788522813230 |
Código de barras: |
9788522813230 |
Peso (kg): |
0,275 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,20 |
Autor |
Bóris |
Editora |
EDUFF |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
216 |
Ano de edição |
2019 |
Número de edição |
1 |