O livro examina o lugar que ocupa o carisma na construção da autoridade dos professores de escola pública. De que maneira os docentes adquirem legitimidade e exercem a autoridade durante as aulas? É a pergunta a responder nesta pesquisa antropológica.
Privilegiando as relações estabelecidas entre professores e alunos nas salas de aula, a análise incide sobre os elementos que atuam no processo de construção e legitimação do carisma professoral.
As performances desempenhadas durante as aulas pelos professores são focalizadas, assim como as reações que suscitam nos estudantes, com o objetivo de compreender quais as técnicas e os recursos que produzem a eficácia simbólica na prática pedagógica e, consequentemente, tal carisma.
A pesquisa foi baseada em dez meses de trabalho de campo etnográfico e observação direta realizados pelo autor, durante o ano de 2013, em duas turmas do ensino médio numa escola pública da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
| Código: |
L002-9788522813230 |
| Código de barras: |
9788522813230 |
| Peso (kg): |
0,275 |
| Altura (cm): |
21,00 |
| Largura (cm): |
14,00 |
| Espessura (cm): |
1,20 |
| Autor |
Bóris |
| Editora |
EDUFF |
| Idioma |
PORTUGUÊS |
| Encadernação |
Brochura |
| Páginas |
216 |
| Ano de edição |
2019 |
| Número de edição |
1 |