• Vendi, Recebi e Perdi

Tal e qual o mitológico castigo de Sísivo, as pequenas e médias empresas padecem de um ciclo sem fim de perdas. Produto das más decisões comerciais e estratégias suicidas de gestão que as leva “em bando” ao cenário sangrento da famigerada guerra de preços. Constantemente me deparo com cenários postos em que as empresas estão presas em um vórtice mortal que as levará indubitavelmente a falência. Atreladas umas as outras em um movimento cíclico constante e negativo, estas
empresas se digladiam - mortalmente - em uma relação de perdas ininterruptas, construindo, o que poderíamos caracterizar, como um suicídio empresarial coletivo. Neste panorama, as empresas passam a apresentar necessidades cada vez maiores de faturamento para fazer frente ao seu nível de endividamento, que por sua vez se torna maior devido ao maior fluxo de vendas e a constante queda nas margens. O ponto de equilíbrio das vendas passa a não existir, uma vez que não há equilíbrio, mas sim a desconstrução de toda e qualquer viabilidade financeira para a empresa. Temos então um verdadeiro campo de batalha, onde muito será sacrificado. Neste contexto a pressão sobre a força de vendas se torna constante, sem que haja o entendimento que o problema está no modelo de gestão e no posicionamento comercial. Faturar
mais se torna uma obsessão. Como faturamento não necessariamente significa lucro, quanto mais se vende, quanto maior este faturamento, mais distante parece ficar a boa relação entre a entrada e a saída de capital. A conta simplesmente não fecha. Os números parecem trabalhar contra a empresa. Que não tarda e encontre o insucesso.

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Autor Fábio Pordeus
Editora LISBON PRESS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 138
Ano de edição 2022
Número de edição 1

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Vendi, Recebi e Perdi