A partir de uma investigação sobre o ensino de juros presente em livros didáticos de Matemática durante o século XIX, considera-se que a matemática escolar do período dava ênfase ao ensino desse conteúdo devido ao caráter comercial, que permeava a sociedade, reforçando a interferência da política e da economia sobre a educação. Uma História sobre o Ensino de Juros analisa as seguintes obras: Primeiras Noções de Arithmetica, publicado em 1846 por Ayres de Vasconcellos Cardoso Homem; Tratado de Arithmetica, publicado em 1860, por João Antonio Coqueiro e Questões práticas de Arithmetica, publicada em 1895, por D. M. A.; além do livro Elementos de Arithmetica, cuja primeira edição data de 1852, e obra analisada de 1886, de autoria de Cristiano Benedicto Ottoni, por ponderar sua referência nacional. Considerando o contexto histórico em que as obras foram escritas, além de apresentar um esboço histórico sobre os juros com enfoque em Nicolo Fontana de Brescia (o Tartaglia), Alexis Clairaut e Leonhard Paul Euler, este livro busca observar a relevância (ou não) do conceito de juros para o Ensino Fundamental e Médio nos dias atuais.
Código: |
L004-9788547301620 |
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Autor |
Circe Mary Silva Da Silva |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
189 |
Ano de edição |
2016 |
Número de edição |
1 |