Considerando-se a constituição de saberes docentes como uma atividade complexa que perpassa não somente a formação acadêmica, como também a constituição de valores e crenças pessoais, o fenômeno da existência de cientistas como integrantes dos cursos de formação de professores, organizados administrativa e ideologicamente na universidade, convida a reflexões sobre as diferentes dimensões que compõem o conjunto dessas crenças e valores, para além das próprias práticas pedagógicas e investigativas que nutrem a composição de saberes desses indivíduos.
Este livro traz um estudo com quatro docentes-pesquisadores a partir da seguinte questão: como cientistas significam a vivência de ser docente-pesquisador formador de professores na indissociabilidade do tripé universitário?
A partir dos relatos de seus cotidianos, levantam-se discussões teóricas embasadas em diferentes referenciais da filosofia e sociologia da ciência, perpassando a história e pedagogia universitárias para temáticas, tais como dogmatismo e primazia da pesquisa científica, crise institucional, estrutura e organização do tripé universitário, desvalorização da formação de professores, descaracterização da extensão universitária e angústia existencial.
Código: |
L004-9786558207375 |
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Autor |
Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
245 |
Ano de edição |
2020 |
Número de edição |
1 |