• Três teoremas de Pitágoras:

O Teorema de Pitágoras é frequentemente apresentado
como uma descoberta de Pitágoras nos livros didáticos da
Educação Básica. No entanto, os historiadores hoje questionam
essa visão e sugerem que as práticas da Escola Pitagórica
estavam mais relacionadas à aritmética do que à geometria.
Por outro lado, nos Elementos de Euclides, o Teorema possui uma
abordagem puramente geométrica com um propósito bem diferente
do contexto escolar. Este livro parte de uma análise crítica
de como o Teorema de Pitágoras é abordado em livros do PNLD
de 2018 e 2020 - fruto da pesquisa de nosso grupo CHEMat -
para, em seguida, revisitar as práticas históricas na Grécia Antiga.
A obra propõe duas oficinas: uma inspirada na Escola Pitagórica
e outra nos Elementos de Euclides, utilizando somente materiais
manipuláveis acessíveis, como tampinhas de plástico, régua e
compasso. Destinado a educadores, estudantes de licenciatura
e pesquisadores, o livro oferece um exemplo concreto de como
a integração entre história e ensino pode ser feita nas aulas de
Matemática, de modo a desenvolver uma nova perspectiva sobre
a própria Matemática e o seu ensino.

Código: L004-9786555635614
Código de barras: 9786555635614
Peso (kg): 0,168
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 0,80
Autor Aline Caetano da Silva Bernardes
Editora LIVRARIA DA FÍSICA
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 138
Ano de edição 2025
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Três teoremas de Pitágoras: