TDAH, família e criança: contribuições psicanalíticas aventura-se a compreender como a experiência de mães de crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) se relaciona ao desenvolvimento emocional dessas crianças, lançando mão da psicanálise winnicottiana para o entendimento desse vínculo. A atualidade dessa teoria e a sua relevância podem ser observadas no transcorrer da obra.
O livro retrata quatro estudos de casos de duplas compostas por mães e filhos. Cada um deles apresenta a sua peculiaridade: quando o TDAH é acompanhado de tendências antissociais, de dificuldades de aprendizagem, de depressão materna e quando ocorre em meio a dificuldades de relacionamento conjugal, garantindo-se, assim, a riqueza ilustrativa decorrente dessa diversidade do material clínico. Nessas condições, o livro é uma ferramenta de auxílio para profissionais da saúde, educadores, pais e interessados no desenvolvimento emocional.
O TDAH se apresenta como um dos mais conhecidos transtornos do neurodesenvolvimento na infância, caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade. A terminologia encontra-se em construção, havendo contínuas mudanças em sua nomenclatura; frequentemente, é publicada uma nova pesquisa quanto à etiologia, ao diagnóstico e à terapêutica. No entanto, poucos são os estudos psicanalíticos que se ocuparam dessa temática. Uma vez que o desenvolvimento da personalidade tem os seus alicerces mais sólidos nas vivências da criança junto à família, conhecer as experiências dos pais e/ou cuidadores na sua relação com a criança que sofre de TDAH abre perspectivas para a construção de novas formas de compreensão e tratamento junto ao público infantil e seus familiares.
| Código: |
L002-9786525007632 |
| Código de barras: |
9786525007632 |
| Peso (kg): |
0,290 |
| Altura (cm): |
23,00 |
| Largura (cm): |
16,00 |
| Espessura (cm): |
2,00 |
| Autor |
Valeria Barbieri |
| Editora |
APPRIS |
| Idioma |
PORTUGUÊS |
| Encadernação |
Brochura |
| Páginas |
187 |
| Ano de edição |
2021 |
| Número de edição |
1 |