Este é um livro que trata da teoria e da prática educacionais através de estudos e investigações dentro da linha de pesquisa “Constituição do sujeito no contexto escolar” do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto, São Paulo. Mais uma obra propondo um diálogo reflexivo com aquele que a lê, buscando ainda contribuir para que se promovam novas pesquisas e estudos sobre Educação Escolar.
Entre as várias abordagens que podemos encontrar neste livro destacamos as seguintes: uma visão integradora do sujeito, defendendo um entrelaçamento dos aspectos cognitivos com os afetivos; uma reflexão sobre as práticas educacionais propostas por docentes que se fundamentam nas teorias de Piaget e Vigotski; o adolescente e suas relações com a escola e a figura do professor; os jogos como elementos do processo educacional, discutindo a deficiência mental e apresentando estudos sobre o desenvolvimento de alunos com a síndrome de Down; o nível de ansiedade de pais que buscam interação com seus filhos surdos por meio da Língua Brasileira de Sinais, sinais caseiros, fala e escrita; uma perspectiva sócio-antropológica da surdez na literatura científica e na legislação brasileira, bem como as reações às tentativas educacionais que desconsideram os interesses e as singularidades da surdez, tendo em vista a organização de uma educação bilíngue e bicultural; uma reflexão sobre os objetivos educacionais subjacentes às ações docentes e as finalidades da Educação; a educação ambiental na formação de conceitos e de práticas sócio-ambientais de jovens de uma escola pública; e, finalmente, a relação da música com os processos de desenvolvimento das funções psicológicas superiores no referencial teórico de Vigotski.
Código: |
L004-9788574744315 |
Código de barras: |
9788574744315 |
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Autor |
Carmen Campoy Scriptori |
Editora |
INSULAR |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
248 |
Ano de edição |
2009 |
Número de edição |
1 |