No cotidiano dos espaços escolares, as professoras de apoio têm encontrado um ambiente influenciado por vários fatores de ordem política, relacional, subjetiva e, inclusive, material. Estes têm dificultado que a reflexão sobre sua profissionalidade ocorra, impossibilitando que essa solidifique-se em descritores que possam instrumentalizá-las para intervir positivamente na demanda para a qual são chamadas a responder: a tão importante tarefa da inclusão nas escolas regulares.
Este livro foi escrito a partir de uma escuta interessada nos relatos vindos das professoras de apoio sobre o caráter ímpar de sua função. Assim como o fato de que o lugar ocupado por elas parece constituir-se numa zona nebulosa no interior das escolas, gerando mal-estar tanto aos sujeitos que exercem essa função, quanto àqueles que trabalham diretamente associados a elas.
Olhar para as nuances que compõem o cotidiano dessas docentes é buscar desnudar e compreender quais posicionamentos, conflitos e possíveis saídas elas vêm construindo para lidar com as contingências do seu trabalho e como as relações de gestão do eu, do outro e da profissão têm se construído dentro dos muros da escola.
Código: |
L004-9786525011790 |
Código de barras: |
9786525011790 |
Peso (kg): |
0,300 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Autor |
Márcio Boaventura Jr |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
203 |
Ano de edição |
2021 |
Número de edição |
1 |