A presente obra, fundamentada na Teoria Crítica da Sociedade, é uma provocação reflexiva sobre o processo formativo em curso, especialmente pela denúncia do projeto de uma educação eminentemente adaptativa e fundamentalmente instrumental. O texto busca uma aproximação entre a condição educativa e a possibilidade de uma formação para o pensamento crítico ampliado, em vista da ação social autônoma e responsável. Esses elementos se articulam para diagnosticar, na cultura, os processos alienantes que são próprios do ideal do “progresso”, instituído pela sociedade do capital, implícito nos planos de educação neoliberal. A crítica ao processo educativo procura destacar o sentido filosófico do fundamento e da finalidade formativos. Por isso, a exposição dos limites da formação adaptativa ao modelo socioeconômico capitalista é imprescindível. Os problemas educativos não podem recair exclusivamente sobre a pedagogia e a didática. A filosofia precisa ser chamada ao diálogo para aprofundar o diagnóstico sobre o projeto de educação em curso, denunciando não somente os possíveis equívocos do processo, mas os projetos que se ocultam nas políticas públicas que instauram a educação para a subserviência.
Código: |
L004-9786525168463 |
Código de barras: |
9786525168463 |
Peso (kg): |
0,508 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,40 |
Autor |
José Mateus Bido |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
254 |
Ano de edição |
2024 |
Número de edição |
1 |