Recém-saída do nascedouro, em fins da década de 1960, a Semiótica foi atingida por uma verdadeira cruzada antiestruturalista que impediu a difusão de seus métodos no âmbito das Ciências Humanas, tanto na Europa como no Brasil. O interesse dessa teoria pela construção do sentido nos textos verbais e não-verbais era então interpretado como uma visão redutora de uma realidade social e psicológica mais ampla que teria primazia sobre esses conteúdos textuais. Se as bases da semiótica de A. J. Greimas estavam realmente fincadas em princípios estruturais, seus projetos para o futuro eram bem outros: compreender não só a organização dos enunciados, mas também a instância e os mecanismos da enunciação; descrever não só a razão, mas também a emoção que acompanha os discursos; identificar valores éticos, estéticos e políticos; desvendar as estratégias persuasivas implicadas em toda a comunicação; analisar as atuações publicitárias e as manifestações artísticas de um modo geral. Enfim, os projetos eram ambiciosos e, felizmente, persistiram na pena de poucos, mas decididos, estudiosos da construção do sentido.Hoje, com a publicação deste volume, dedicado à análise de textos mitológicos, políticos, publicitários, literários, de filmes, canções, histórias em quadrinhos, espetáculos de dança e até locução esportiva, temos a sensação de que a Semiótica ressurge, madura e bem articulada, para ocupar o lugar que sempre lhe pertenceu de direito no seio da vida social.
Código: |
L004-9788572442831 |
Código de barras: |
9788572442831 |
Peso (kg): |
0,419 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,50 |
Autor |
Ivã Carlos Lopes |
Editora |
EDITORA CONTEXTO - LIVROS UNIVERSITÁRIOS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
288 |
Ano de edição |
2005 |
Número de edição |
2 |