Este livro apresenta uma política educacional inédita levada a efeito no Estado de São Paulo entre 1995-2002. É leitura fundamental aos profissionais interessados em gestão educacional, políticas públicas, avaliação, indicadores de desempenho e práticas escolares, ao possibilitar entender a importância das mudanças implementadas para a construção dos alicerces de uma escola democrática e sintonizada com as exigências do Século XXI.
Nos anos 1990 o mundo vivia o início da globalização e de uma nova revolução tecnológica, mas a educação paulista encontrava-se parada no tempo. Com níveis alarmantes de evasão escolar, de repetência e baixa qualidade do ensino, padecia de evidências para a formulação de políticas públicas porque inexistia um sistema de avaliação do ensino básico. A inércia da máquina burocrática e o corporativismo operavam como uma força conservadora resistente às mudanças.
Nesse contexto, Rose Neubauer – juntamente com um grupo de educadores – assume a Secretaria de Educação do Estado. Promovem uma revolução, com base em três eixos fundamentais: racionalização organizacional, mudança nos padrões de gestão e melhoria na qualidade de ensino.
Como Secretário-Executivo, testemunhei várias transformações resultantes da nova política educacional: o salto extraordinário da municipalização do ensino; a escolha dos dirigentes regionais por critérios técnicos e não políticos; a construção de um sistema de avaliação; os impactos positivos nos indicadores educacionais, com queda da evasão escolar e da distorção idade/série, e o fim da cultura da repetência.
Hubert Alquéres
Secretário Estadual de Educação de São Paulo
Código: |
L004-9786555042047 |
Código de barras: |
9786555042047 |
Peso (kg): |
0,410 |
Altura (cm): |
24,00 |
Largura (cm): |
17,00 |
Espessura (cm): |
3,00 |
Autor |
Rose Neubauer |
Editora |
EDIÇÕES LOYOLA |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
344 |
Ano de edição |
2022 |
Número de edição |
1 |