• Resolução de problemas como metodologia de ensino e aprendizagem significativa das funções definidas por várias sentenças

Esta obra é resultado de uma pesquisa desenvolvida pelos autores, realizada com uma turma de segundo ano do Ensino Médio, que abordou o conteúdo matemático de funções definidas por várias sentenças na perspectiva da metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. Da experiência realizada, emergiram aspectos relevantes da Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, que também é discutida na obra. O texto contém um resgate da formação e atuação profissional de Ricardo Gonçalves, primeiro autor e principal responsável pela pesquisa. Aborda as orientações oficiais atuais e exibe um cenário das pesquisas sobre funções. Apresenta a metodologia, os métodos adotados e a questão de pesquisa que orientou o estudo. Dedica um capítulo à temática da Aprendizagem Significativa e suas contribuições para fundamentar os estudos realizados. Também contém um capítulo em que são apresentados os fundamentos da metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. O texto contém, ainda, descrições, interpretações e análises de dados que atestam como se realizou a aprendizagem sobre funções de várias sentenças através da Resolução de Problemas à luz da Aprendizagem Significativa. As reflexões finais sobre a pesquisa desenvolvida conduzem a indicações de ações relevantes do professor e do aluno nas aulas de Matemática.

Código: L004-9788544441213
Código de barras: 9788544441213
Peso (kg): 0,230
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 0,90
Autor Norma Suely Gomes Ricardo; Allevato Gonçalves
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 142
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Resolução de problemas como metodologia de ensino e aprendizagem significativa das funções definidas por várias sentenças