A Educação Inclusiva tornou-se nos últimos anos uma área de pesquisa e estudo em que ocorrem debates prolongados e exaustivos, muitas vezes acabando nos tribunais. Família e escola ainda não conseguem se entender. Percebo que de ambas as partes faltam orientações mais assertivas quanto ao processo de inclusão escolar previsto na nossa atual legislação – A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, 2008. Professores reclamam da falta de formação e preparação para atuar em turmas que têm estudantes com deficiência. Trazem consigo modelos e práticas descontextualizadas marcadas pelo senso comum. A fim de ilustrar essa constatação, trouxemos um histórico da educação da pessoa com deficiência no Brasil, desde o período monárquico até os dias atuais, passeando pelas legislações e modelos de deficiência que se efetivaram no país. Este trabalho visa fortalecer o modelo social das deficiências, que é o modelo escolhido pelas pessoas com deficiência na Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência – o “Nada sobre nós, sem nós”. Aqui, mostramos que mesmo os profissionais guiando suas práticas pelas representações sociais que carregavam, eles buscavam despertar e potencializar as capacidades de cada estudante.
| Código: | L002-9786525143460 |
| Código de barras: | 9786525143460 |
| Peso (kg): | 0,292 |
| Altura (cm): | 21,00 |
| Largura (cm): | 14,00 |
| Espessura (cm): | 0,80 |
| Autor | Sivania Maria da Silva Gil |
| Editora | CRV |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 146 |
| Ano de edição | 2023 |
| Número de edição | 1 |

