• Para além do claustro

A partir da leitura e interpretação de documentos oficiais variados e de origens distintas, o autor demonstra o papel e as formas de inserção da Ordem de São Bento na sociedade colonial: sua participação na economia, como poderosos latifundiários e escravocratas, e na política, em disputas de poder e controle sobre o patrimônio material e imaterial.

Segundo Jorge Victor, "a província beneditina do Brasil" era uma conquista, entendida como extensão da congregação portuguesa, mas de comportamento autonomista dos monges. Entre as contendas citadas estão: a crise de autoridade na Ordem, na disputa conduzida e vencida por frei João da Ressurreição – definido como um estrategista de interesses separatistas, "um monge astuto, combativo" – pela defesa e criação dos cursos de teologia e filosofia no mosteiro do Rio de Janeiro, e contra seus opositores em São Paulo e Salvador.

A obra traz uma abordagem do tema considerada inovadora por conferir e ampliar uma outra tradução e compreensão do signo ''Igreja'', definido como "generalizante" na historiografia brasileira.

Código: L004-9788522810291
Código de barras: 9788522810291
Peso (kg): 0,505
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,90
Autor Jorge Victor de Araújo Souza
Editora EDUFF
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 335
Ano de edição 2014
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Para além do claustro