A obra “Racismo na comunicação, até quando?”, organizada pelas professoras Márcia Guena e Ceres Santos, vem preencher uma lacuna importante nos estudos de comunicação social, que é a reflexão sobre as relações raciais. É fato que nos últimos tempos há um aumento da visibilidade da pauta racial nos meios de comunicação, particularmente após as tragédias que vitimaram o cidadão afro-estadunidense George Floyd em maio de 2020 e o afro-brasileiro João Alberto Silveira Freitas, em novembro do mesmo ano. A pressão do movimento negro que, historicamente, vem denunciando o desrespeito ao direito à vida digna dos afrodescendentes, surtiu parcialmente um efeito: o racismo entra, ainda que tangencialmente, na pauta jornalística. [...] Neste sentido, a obra organizada por Márcia Guena e Ceres Santos é de grande importância não só por reposicionar o campo da comunicação dentro de uma dinâmica central da sociedade brasileira: o racismo estrutural, produto de mais de 300 anos de vigência do modo de produção escravista e do fato do capitalismo e todos os seus arranjos institucionais terem sido construídos a partir de uma transição, e não ruptura, do escravismo. Mas também porque Márcia Guena e Ceres Santos reúnem produções intelectuais que transitam das reflexões sobre os discursos midiáticos sobre o tema para observações de situações do cotidiano, passando pelas experiências de sociabilidade inovadoras das comunidades de quilombos. Dennis de Oliveira Professor Associado da Escola de Comunicações e Artes da USP Membro da Rede Antirracista Quilombação
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Autor |
Ceres Márcia; Santos Guena |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
224 |
Ano de edição |
2023 |
Número de edição |
1 |