No livro Quero aprender a ler: existe alguma receita para seguir? considera-se que ler e escrever são construções culturais e que cada época e cada circunstância histórica atribuem novos sentidos a esses verbos. Defende-se na obra o conceito de que a leitura é uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos. Discute-se também a importância das ações elementares para aprender a ler e as funções da leitura, principalmente da leitura enquanto meio necessário para obtenção de novos conhecimentos. Dentre os vários processos cognitivos envolvidos na tarefa de ler discute-se a relevância da memória de trabalho na realização dessa atividade. A memória de trabalho, de acordo com o sistema multicomponencial aqui adotado, atua como uma ponte temporária entre as ações externas e as representações mentais geradas internamente nos indivíduos. Esse sistema atua como um espaço de trabalho mental flexível e é utilizado para atender o armazenamento de demandas de atividades cognitivas complexas que estão presentes no cotidiano. A memória de trabalho desempenha um papel de apoio crucial na aprendizagem, principalmente em leitura e em matemática. Uma criança com baixos índices de memória de trabalho pode falhar ou não dar conta de realizar uma atividade em sala de aula, ou realizar uma leitura de um texto, o que pode levar a interrupção ou atraso no processo de aprendizagem. O que fazer quando isso ocorre?
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Autor |
Lidiomar José Mascarello |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
173 |
Ano de edição |
2020 |
Número de edição |
1 |