• Punição e cidadania

Este livro importa a todos os que se interessam pela infância e adolescência no Brasil, sobretudo aos que desejam construir políticas mais democráticas. Seu mote é a "questão do adolescente em conflito com a lei", tema de debates públicos acalorados.
Há dois modos radicalmente distintos de se pensar essa questão. De um lado, há consenso social de que, se esses adolescentes cometeram infrações à lei, devem ser punidos - discute-se apenas a partir de que idade. De outro, há a própria lei que diz que, por estarem em momento precoce da formação, e explorados por mercados ilegais nas ''piores formas do trabalho infantil'', esses meninos e meninas devem ser protegidos, pela família, pelo Estado e pela comunidade.
Liana de Paula analisa a tensa relação entre juventude e cidadania. E, as concepções que conseguiram, no final da década de 1980, colocar o adolescente autor de ato infracional como sujeito de direitos e posições que os responsabilizam por parcela significativa dos crimes e violências cometidas no país e, em resposta, reproduzem práticas e culturas organizacionais profundamente desiguais e indutoras de inequidades.
O livro nasce como uma referência indispensável para todos os interessados em compreender como a punição é efetivada nas políticas públicas e, mais do que nunca, para se compreender as fortes disputas ideológicas travadas pelo sentido da ordem e da justiça no Brasil.

Código: L004-9788579394676
Código de barras: 9788579394676
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,00
Autor Liana de Paula
Editora ALAMEDA EDITORIAL
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 296
Ano de edição 2017
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Punição e cidadania