Este livro apresenta uma abordagem que pouco se assemelha à maioria dos livros de psicologia da educação. Sua principal característica é conduzir o leitor por um trajeto que começa nos paradigmas da psicologia. As ideias de Freud, consolidadas na psicanálise, as concepções de Pavlov, Watson e Skinner, que resultaram no comportamentalismo, e as preocupações epistemológicas de Piaget, ao elaborar sua psicologia genética, são analisadas em sua condição de paradigmas científicos, antes de mais nada. Ao longo do percurso que analisa cada corrente, o leitor é situado gradualmente diante das contribuições que esses pensadores ofereceram, e ainda oferecem, à prática educacional. Segundo o autor, essa é a melhor maneira de compreendermos as relações da psicologia com a educação, bem como os limites existentes entre essas áreas — de outro modo, ficaríamos à mercê de um saber fragmentário e carente de fundamento. Os paradigmas da psicologia vistos neste livro são problematizados, especialmente, no que diz respeito às concepções de sociedade que cada um deles contém. Isso é necessário, pois o trabalho do educador diz respeito diretamente à inserção do indivíduo na sociedade. Por isso a psicologia não pode ser vista como a ciência do indivíduo, como se fosse possível concebermos um ser psicológico pairando acima das realidades sociais.
Código: |
L004-9788598271507 |
Código de barras: |
9788598271507 |
Peso (kg): |
0,140 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
0,80 |
Autor |
Marcus Vinícius da Cunha |
Editora |
LAMPARINA |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
96 |
Ano de edição |
2015 |
Número de edição |
4 |