• Profissão docente nos anos iniciais do ensino fundamental

O presente livro trata sobre as questões referentes as relações de gênero na profissão docente, com enfoque nos cursos de formação de professores para os anos inicias do Ensino Fundamental (Pedagogia). Busca-se delinear as representações sociais de alunas egressas do curso de pedagogia, visualizando as representações que estas têm sobre a feminização da profissão docente. Procura-se saber como as alunas egressas percebem atualmente a feminização de sua profissão e qual é a relação desta percepção com a orientação que está sendo dada a esta “profissionalidade” e com a “solidificação” da carreira e “identidade docente”. As relações de gênero atravessam as profissões, classificando os lugares sociais que devem ser ocupados pelos indivíduos conforme o seu sexo. Portanto, as relações transversais de poder que perpassam as interações sociais são construções históricas e culturais, que se delinearam ao longo do tempo, pois a sociedade nos arranja e nos constrói. Nessa perspectiva a educação é vista como fator fundamental na sociedade, sendo visualizada como uma das potenciais ferramentas para desconstruir essas relações desiguais que existem em nossa sociedade.

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Autor Waldinéia Antunes Alcântara Lisanil da Conceição Patrocí­nio; Ferreira Elizabeth Ângela dos; Pereira Santos
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 94
Número de edição 1

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Profissão docente nos anos iniciais do ensino fundamental