• Processos de significação no ensino de ciências: contribuições da perspectiva histórico-cultural

Entre a palavra da ciência e a palavra de senso comum há diferenças, mas qual a função de cada uma, e como a escola medeia a relação entre o mundo da vida e o mundo da ciência? Como as crianças elaboram e constroem suas significações no espaço escolar e no mundo? O objetivo deste livro é investigar e compreender os processos de significação nas relações de ensino e aprendizagem de ciências, considerando as seguintes categorias: a significação de si; a elaboração conceitual dos termos científico-escolares; os estudos dos processos de significação; e os usos/apropriação da linguagem com um grupo de alunos de uma escola pública. A análise dos dados foi feita com base na análise microgenética e à luz das contribuições da perspectiva histórico-cultural. Assim, discute-se o fato de que os saberes escolares são sistematizados "pelo professor" e apropriados "pelos alunos" num processo dialético e muito peculiar de mediação pedagógica. Essa mediação ocorre por meio de signos, instrumentos externos (recursos didáticos) e, principalmente, pela orientação/convivência/significação do outro.

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Autor Luciana Prado Dumont
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 147
Ano de edição 2019
Número de edição 1

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Processos de significação no ensino de ciências: contribuições da perspectiva histórico-cultural