As instituições de pesquisas, com o objetivo de despertar nos jovens de educação básica o interesse pelas ciências, investem em Programas de pré-iniciação cientifica, que são desenvolvidos pedagogicamente pela metodologia de projetos, que é uma metodologia ativa, com base em teorias construtivistas. Este livro descreve um estudo de caso qualitativo, cujo objetivo foi estudar as contribuições educacionais e sociais do “Programa Jovens Talentos para a Ciência/FAPERJ” na cidade de Miracema. Já participaram do Programa 137 estudantes, dos quais 95% ingressou no nível superior. Durante esse período foram desenvolvidos 93 projetos que abordavam a realidade histórica, literária, social, ambiental e/ou de saúde da cidade. O programa contribuiu para a vida pessoal, intelectual e profissional dos estudantes. Acreditamos que o sucesso do programa em Miracema se deve ao fato de os projetos estarem diretamente relacionados à realidade dos estudantes. As práticas construtivistas favorecem o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento, da autonomia e na tomada de decisão. Transformar a realidade em que está inserido é um dos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a formação do cidadão crítico e autônomo.
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| Autor | Valéria Paulo; Trajano Sandra Maria Gomes de; Azevedo Azevedo |
| Editora | CRV |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 224 |
| Ano de edição | 2020 |
| Número de edição | 1 |

