Esta obra é resultado da busca incessante de uma educação que resgate a alegria e promova a aprendizagem contextualizada e significativa, usando tecnologias e favorecendo a inclusão. A legislação educacional brasileira contempla que a Educação Especial, focada em pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, deve ser articulada com os princípios da inclusão escolar, que pressupõe que TODOS têm direito à educação. No entanto, mesmo com o respaldo legal, nem sempre acontece a tão desejada inclusão escolar. Apresentar soluções frente a esse entrave são os objetivos de práticas pedagógicas Do Professor Abordagem Construcionista, Contextualizada E Significativa Para Uma Educação Inclusiva. Entre as dificuldades, que ainda impedem a inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial no ambiente escolar, desde a educação básica até a superior, está a abordagem metodológica instrucionista, que deve ser repensada. Como alternativa, esta obra propõe a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa para despertar as potencialidades e habilidades dos estudantes e abrir possibilidades para que a inclusão aconteça. Baseando-se nessas premissas, as autoras desenvolveram e acompanharam experiências teórico-práticas, com a utilização de recursos educacionais digitais e conteúdos abordados por meio do desenvolvimento de projetos, estimulando a comunicação, a criação e a produção dos estudantes, apontando caminhos para o como fazer. O resultado foi a construção de uma abordagem com a qual os estudantes aprenderam os conceitos disciplinares a partir da vivência, de forma lúdica, conheceram-se melhor, entre outros benefícios. Indivíduos heterogêneos foram valorizados e respeitados em suas diferenças, enquanto o uso da tecnologia ganhou sentido. Os leitores da obra poderão dispor de técnicas comprovadas para melhorar o ensino, as oportunidades de interação, desenvolvimento e aprendizado dos estudantes que fazem parte da Educação Especial. E, certamente, criarão novas estratégias, levando a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa para os mais diferentes ambientes de aprendizagem.
Código: |
L004-9788547303068 |
Código de barras: |
9788547303068 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,80 |
Espessura (cm): |
0,20 |
Autor |
Elisa Tomoe Moriya Schlünzen |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
145 |
Ano de edição |
2016 |
Número de edição |
1 |