A criatividade não é um dom de alguns privilegiados ou gênios. Todos os seres humanos têm potencialidade para desenvolvê-la. A criatividade tem se caracterizado como um bem social e de futuro, que age em prol da sociedade na medida em que provoca não só o desenvolvimento humano, mas também o desenvolvimento social, cultural, ambiental e histórico. Educar na perspectiva da criatividade é ir além de solucionar conflitos, estimular ideias e dar lugar ao novo. É ver o que ninguém mais vê, pensar naquilo que ninguém está pensando, despertar o trabalho de colaboração e estimular a sensibilidade humana. As práticas pedagógicas criativas numa perspectiva complexa apontam para a necessidade de pensar ambientes mais abertos ao desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa, não linear, aberta ao diálogo entre diferentes, que considere o convívio das contradições, das incertezas, da provisoriedade do conhecimento. Que ensine a capturar as múltiplas dimensões do conhecimento a ser aprendido, construindo um conhecimento em rede. Que ensine a olhar o mundo com os olhos da possibilidade, da esperança, do pensar bem, da justiça e da ética.
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| Autor | Ricardo Antunes de Estela; Sá Endlich |
| Editora | CRV |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 184 |
| Ano de edição | 2024 |
| Número de edição | 1 |

