A formação de professores que trabalham com o ensino de alunos surdos é um tema do nosso tempo. Pensando nessa questão, o presente livro objetiva problematizar modos de ser docente em escolas de surdos do sul do Rio Grande do Sul (RS), a partir de suas práticas matemáticas. A escrita desta obra se dá pelas mãos de uma professora que atua com alunos surdos desde 2010 e apresenta neste livro a suas experiências como professora de surdos. Assim, por meio de oficinas temáticas com professores de duas escolas de surdos do Sul do Rio Grande do Sul, inventa-se Dagmar, personagem conceitual e estético, que, no decorrer da trama, passa a dar vida aos modos de ser docente em Matemática com alunos surdos. Do escrutínio do material, formaram-se três subcomposições da personagem conceitual: na primeira, marcam-se as linhas duras de Dagmar, seu território, suas estrias oriundas da educação matemática, que marcam práticas na educação de surdos; na segunda, a gagueira, o que, na educação de surdos, faz desterritorializar a docência em Matemática; na terceira, apresenta-se o que do encontro da educação matemática com o menor, estamos produzindo na educação de surdos, isto é, a reterritorilização de Dagmar.
Código: |
L004-9786525145648 |
Código de barras: |
9786525145648 |
Peso (kg): |
0,544 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
815,00 |
Autor |
Daiane Kipper |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
272 |
Ano de edição |
2023 |
Número de edição |
1 |