• Práticas de formação e letivas do professor que ensina matemática as contribuições da história da matemática nas concepções do professor

Formar professores é sempre desafiador. Os caminhos são vários. Compreendê-los se faz necessário. Um deles pode se dar pela compreensão das contribuições didático-pedagógicas da História da Matemática para a formação de professores e práticas letivas no Ensino Básico. Este livro trata deste assunto. O destaque está por conta das possibilidades de desmistificação e desalienação do ensino e aprendizagem da Matemática como um saber pronto oferecido pelo livro de ensino. Tal possibilidade será percebida a partir das concepções dos professores que ensinavam matemática sem serem licenciados. Cursaram a Licenciatura em Matemática no Projeto de Licenciaturas Parceladas da Universidade do Estado do Mato Grosso – Unemat - Brasil. Por um lado, este trabalho significa um acréscimo também à história de formação de professores e de suas práticas de efetivação neste estado. Por outro lado, significa, também, fortalecer a importância da História da Matemática tanto na formação do professor, como seu uso em sala de aula para ensinar matemática. Dessa forma, o professor tem aqui outra possibilidade para enxergar melhor seu objeto de trabalho – a matemática e, assim, poderá planejar seus objetivos para suas aulas de matemática, à luz da história para compreender melhor os conteúdos matemáticos, desfazendo mitos e, não alienando o aluno pelo ensino centrado em certezas, mas com curiosidade, modo de resolução de problemas, questionamentos acerca de definições prontas nos livros de ensino etc. Foi assim que a Matemática evoluiu. É o que sua história nos revela. O professor do Ensino Básico só tem a ganhar com isto.

Código: L004-9788544420515
Código de barras: 9788544420515
Peso (kg): 0,330
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,10
Autor Josimar de Sousa
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 168
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Práticas de formação e letivas do professor que ensina matemática as contribuições da história da matemática nas concepções do professor