O portfólio é um dos procedimentos condizentes com a avaliação formativa. Diferentemente de outros métodos de avaliação, ele é construído pelo próprio aluno, observando os princípios de reflexão, criatividade, parceria e autonomia. Serve para vincular a avaliação ao trabalho pedagógico em que o aluno participa da tomada de decisões, de modo que ele formule suas próprias ideias, faça escolhas e não apenas cumpra prescrições do professor e da escola. Desse modo, a avaliação deixa de ser classificatória, unilateral e excludente, refletindo a aprendizagem de cada aluno. O propósito desse livro é discutir as possibilidades de uso do portfólio, tendo como ponto de referência o trabalho pedagógico do qual faz parte. Assim, discute-se a avaliação formativa e são analisadas as possibilidades da avaliação por meio do portfólio. A seguir, são apresentados dois outros componentes que integram o processo de avaliação - a observação e a entrevista -, igualmente importantes, mas de natureza diferente. A autora aborda ainda alguns dados de pesquisa e experiências em cursos de formação de professores e, ao final, tece articulações entre portfólio, avaliação e trabalho pedagógico, concluindo que esse procedimento pode contribuir para que a escola pública ofereça uma educação de qualidade.
| Código: | L002-9788530807566 |
| Código de barras: | 9788530807566 |
| Peso (kg): | 0,230 |
| Altura (cm): | 21,00 |
| Largura (cm): | 14,00 |
| Espessura (cm): | 1,10 |
| Autor | Benigna Maria de Freitas Villas Boas |
| Editora | PAPIRUS EDITORA |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 192 |
| Ano de edição | 2004 |
| Número de edição | 8 |

