• Políticas públicas de ingresso no ensino superior brasileiro

O presente livro traz uma análise de duas das principais políticas de ingresso nas instituições de ensino superior brasileiro: a primeira, o Programa Universidade Para Todos (PROUNI) criado no governo do ex-presidente Lula, e a segunda, a Política de Cotas Raciais iniciada em 2001 por uma lei estadual fluminense que se expandiu para todas as universidades federais por meio da Lei n° 12.711/2012. Para realizar o exame de ambas as políticas de ingresso no ensino superior, o autor promove inicialmente um estudo de seus modelos éticos, com o fim de proporcionar à leitora e ao leitor uma melhor compreensão de como eles influem na construção dessas políticas. Paralelamente a essa análise, estabelece-se, também, uma discussão concernentemente aos modelos macroeconômicos de políticas públicas e ao desenvolvimento delas na América Latina, possibilitando o entendimento de como nossas condições históricas, culturais e econômicas as determinam no presente. Por fim, o autor se dedica a abordar as políticas de inclusão recortadas em sua pesquisa. Inicia sua análise pela primeira política de ação afirmativa, que é o PROUNI, destacando seus aspectos positivos e negativos, para, em seguida, estudar os programas de cotas sociais e raciais, com maior ênfase para o segundo modelo, demonstrando como ele será transformador para o ensino superior brasileiro e, principalmente, para a mudança de paradigma existente em nossa sociedade a respeito desta temática.

Código: L004-9788544419984
Código de barras: 9788544419984
Peso (kg): 0,570
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,30
Autor Helvécio Damis de Oliveira Cunha
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 368
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Políticas públicas de ingresso no ensino superior brasileiro