Em meio aos desafios contemporâneos da convivência entre culturas, esta investigação psicossocial objetivou compreender como crianças da comunidade tradicional de Morro Vermelho/MG encontram a alteridade cultural ao começarem a frequentar a escola na cidade. O referencial adotado – a fenomenologia clássica de Husserl e Stein – orientou a coleta de dados em observação participante e a análise das vivências. Foi possível identificar que a transição é vivida pelas crianças como processo de abertura pleno de juízos, orientado pela exigência por uma experiência totalizante de familiaridade que elas se empenham por concretizar. Evidenciou-se como essa exigência, fator estruturante do mundo-da-vida da coletividade investigada, articula-se a características culturais barrocas e brasileiras e constitui-se como recurso da formação tradicional no encontro com a sociedade modernizada, pois mobiliza os sujeitos a uma inserção aberta, ativa e crítica.
Código: |
L004-9788547302207 |
Código de barras: |
9788547302207 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,80 |
Espessura (cm): |
0,20 |
Autor |
Roberta Vasconcelos Leite |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
219 |
Ano de edição |
2016 |
Número de edição |
1 |