A sala de aula universitária, entendida aqui na sua dimensão simbólica, como o espaço e o território onde se materializam os processos de ensinar e aprender requer esforços intencionais de ruptura paradigmática, favorecendo a construção de racionalidades ampliadas. Os alunos são culturalmente situados, com aspirações e representações da realidade que definem suas expectativas e possibilidades no curso de graduação em que estão inseridos. Assim, também, os professores são marcados por uma história de formação e são portadores de valores culturais e políticos que devem ser compreendidos tanto por eles mesmos quanto pelos responsáveis pela formação de professores universitários. Neste sentido este livro traz contribuições significativas, com base em pesquisas, para a compreensão dos processos de ensinar e aprender na universidade. São temas atuais que envolvem alunos e professores na universidade, tais como: representações, saberes e práticas de profissionais liberais professores; concepções de ensino e aprendizagem; inovação nas práticas pedagógicas; conceito de qualidade na educação superior; formação de professores e suas práticas pedagógicas e; relação entre ensino e pesquisa na universidade. É uma obra que deve ser lida, prioritariamente, por professores universitários, coordenadores pedagógicos e responsáveis pelos programas de formação continuada dos docentes nas universidades, pró-reitores de ensino de graduação bem como dirigentes das Instituições de Ensino Superior.
Código: |
L004-9788580423730 |
Código de barras: |
9788580423730 |
Peso (kg): |
0,310 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
0,80 |
Autor |
Gildo Volpato |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
128 |
Número de edição |
1 |