Manoel Francisco do Amaral estudou a proposta curricular do estado de São Paulo, no campo do ensino da filosofia, e produziu uma interpretação singular e propositiva sobre o embate entre as matrizes de cunho neoliberal que, centradas na hegemonia do neoprodutivismo educacional, permeavam os marcos regulatórios no período de 1996-2006 e as possíveis contribuições inspiradas na pedagogia histórico-crítica. Sua obra resgata as origens e os fundamentos epistemológicos e políticos dessa pedagogia e de seus principais representantes, interlocutores e destacados intérpretes no cenário educacional recente.
A questão do ensino da filosofia como reflexão sobre a condição humana, subjetiva e social é marcante na escrita e no pensamento de Manoel Francisco do Amaral, demonstrando intenso conhecimento e pleno domínio das categorias do pensamento crítico-dialético e de suas matriciais estruturas analíticas e interpretativas. Estamos buscando superar o ideário neoliberal na educação e no campo da filosofia e de seu ensino, atualmente questionados pelo avanço de uma maneira de entender a escola, a filosofia e a prática social como um horizonte de exercícios do direito à aprendizagem e à plena participação social e política.
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| Autor |
Manoel Francisco do Amaral |
| Editora |
AUTORES ASSOCIADOS |
| Idioma |
PORTUGUÊS |
| Encadernação |
Brochura |
| Páginas |
192 |
| Ano de edição |
2016 |
| Número de edição |
1 |