• Papo de professora

Descrevo neste livro minha experiência como Professora de Língua Portuguesa para alunos adolescentes de famílias não-alfabetizadas, usando metodologia multidisciplinar. O livro procura responder a duas perguntas: i) o que é ensinar Gramática? e ii) de que modo fazê-lo? Como textos motivadores usei resenhas de filmes e artigos de revistas e da Internet. Os filmes, a que assisti com os alunos, nos davam a vantagem de ampliar-lhes o conhecimento de mundo e ajudá-los a ler com rapidez. Meu ponto de partida era o conhecimento que os alunos tinham da modalidade oral e coloquial do Português como sua língua materna. O tratamento gramatical no livro é superficial e deve ser complementado por gramáticas contemporâneas. Coloquei a ênfase sociolinguística não só nas diferenças nas formas da língua, mas principalmente nas diferenças de visão de mundo. Usando uma metáfora simples, queria levá-los um pouco além do portão de seu quintal. Antes de cada filme ou artigo líamos juntos resenhas disponíveis na Internet ou em jornais e discutíamos as palavras que lhes eram desconhecidas, substituindo-as por outras mais simples, presentes em seu repertório. Após o filme fazíamos uma avaliação e cada aluno escrevia o seu texto, que depois era lido e comentado por todos. Também localizávamos em um mapa-múndi e em um globo terrestre os países e cidades onde a ação do filme transcorria e falávamos sobre eles. As temáticas abordadas são muito variadas, mas tive sempre a preocupação em fazê-las cultural-mente sensíveis aos gostos e preferências dos alunos.

Código: L004-9788575917565
Código de barras: 9788575917565
Peso (kg): 0,436
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 0,17
Autor Stella Maris Bortoni-Ricardo
Editora EDITORA MERCADO DE LETRAS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 316
Ano de edição 2025
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Papo de professora