A educação superior nas universidades brasileiras deixa seu lugar de excelência para ceder posto às novas exigências do mercado, que delimitam o ensino e restringem o conhecimento aos interesses do capital.
Com o intuito de revelar essa situação, o autor apresenta aqui os resultados de sua pesquisa. Discute, primeiramente, o processo de mercantilização da educação superior, a partir dos conceitos de educação-mercadoria e mercadoria-educação. Em seguida, analisa as proposições dos empresários industriais, organizados na Confederação Nacional da Indústria, e da nova burguesia de serviços, organizada no Fórum Nacional da Livre Iniciativa na Educação. Finalmente, procura compreender como o Poder Executivo articula, na reforma da educação superior, os interesses do capital em geral, mesmo que para tal confronte alguns interesses específicos.
Código: |
L004-9788574961927 |
Código de barras: |
9788574961927 |
Peso (kg): |
0,088 |
Altura (cm): |
17,00 |
Largura (cm): |
10,50 |
Espessura (cm): |
0,60 |
Autor |
José |
Editora |
AUTORES ASSOCIADOS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
98 |
Ano de edição |
2007 |
Número de edição |
1 |