O livro O Trabalho Docente para a Sociedade da Informação analisa a educação contemporânea tendo em foco as demandas da sociedade da informação. O autor estabelece uma linha de pensamento em que os capítulos foram construídos a partir de quatro grandes temas: 1. Demandas da educação do século XXI; 2. Trabalho Docente como atividade profissional e seus desafios; 3. A sala de aula como espaço de ensino e aprendizagem; 4. A invisibilidade da condição humana dos atores principais do processo de ensino e aprendizagem; contribuindo com o objetivo principal dos documentos oficiais da educação que é a formação de futuros cidadãos. Pensar a sociedade da informação como foco de um trabalho docente impulsiona uma análise sobre o que é a sociedade da informação e quais demandas estão sendo impostas à educação e aos professores(as). Os ensinos da vida e os costumes do passado não são suficientes para enfrentar a complexidade do futuro. A economia de hoje tem a inteligência como matéria-prima, sendo assim, está implícito o comprometimento de cada cidadão com sua formação continuada. A sobrevivência dos indivíduos está condicionada à sua capacidade de participar, interagir num mundo globalizado e altamente competitivo. Formar pessoas com esse perfil requer um ensino para superar desigualdades sociais e administrar conflitos pessoais. A escola é um recorte da sociedade, é um espaço que não pode ser neutro em relação ao que está além dos muros. A educação de hoje tem a incumbência de formar pessoas que promovam mudanças na estrutura social, econômica e política. Uma sociedade com essas características será possível quando seus membros tiverem suas ações fundamentadas em quatro pilares: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser.
Código: |
L004-9786558202981 |
Código de barras: |
9786558202981 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,80 |
Espessura (cm): |
0,20 |
Autor |
PAULO ROBERTO FRANCISCO |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
109 |
Ano de edição |
2020 |
Número de edição |
1 |