• O pensamento e a prática escolar de Gramsci

O presente trabalho é uma tentativa de explicitar a "práxis" escolar proposta por Gramsci para a sociedade socialista. O conjunto de suas atividades político-partidárias evidencia o papel que ela atribuiu à organização da cultura, consequentemente, considerando a "escola" como instrumento principal para a hegemonia socialista.
Com acuidade crítica, ele retirou da ganga impura da escola tradicional em seus vários graus, os elementos essenciais para a construção da escola que propunha. Com este objetivo, sem deixas as atividades político-revolucionárias, reavaliou e atualizou as teorias socialistas de uma "escola única", "unitária" ou "desinteressada" quer seria testada, tanto com o autor ainda em liberdade, como na prisão.
Acompanhamos os passos de um Gramsci pedagogo: de operários nas "escolas de partido", nas "associações de cultura", nos "Conselhos de Fábrica", na "escola por correspondência" ou de "L'' Ordine Nuovo", bem como de um político-pedagogo na prisão que sempre encontrou o caminho para fazer formalmente a "escola da prisão" ou estabelecer uma outra "escola por correspondência", bastante informal.

Código: L004-9788585701499
Código de barras: 9788585701499
Peso (kg): 0,190
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,00
Autor Antônio Tavares de Jesus
Editora AUTORES ASSOCIADOS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 130
Ano de edição 2005
Número de edição 2

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

O pensamento e a prática escolar de Gramsci