Eis a 2ª edição de O pensamento burguês no Seminário de Olinda: 1800-1836. O texto corresponde à versão original de tese de doutorado, defendida em 1991 na Faculdade de Educação/UNICAMP e orientada pelo Prof. Dr. Dermeval Saviani. Apesar das dificuldades de distribuição que cercearam o acesso à 1ª edição, tive a satisfação de ver esse livro tornar-se uma requisitada referência para o estudo das origens da escola moderna no Brasil. Em especial, ele contribui para a compreensão histórica dos colégios-seminários pombalinos, estabelecimentos escolares saídos das reformas da instrução pública ocorridas em Portugal após a expulsão dos jesuítas, em 1759. O colégio-seminário pombalino teve notável participação no processo de modernização burguesa do reino, pois foi concebido, também, para realizar a função decisiva de preparar quadros, no interior do clero católico, visando levantar as riquezas naturais do reino, condição prévia de seu aproveitamento econômico. Acentue-se que, sob esse aspecto, esse tipo de escola ganhava destaque no Brasil, o território mais rico em recursos minerais, da flora e da fauna de todo o império colonial lusitano. Daí a relevância de que se reveste a investigação das unidades escolares que, aqui, floresceram durante o período.
Código: |
L004-9788574960289 |
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Autor |
Gilberto Luiz Alves |
Editora |
AUTORES ASSOCIADOS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
254 |
Ano de edição |
2001 |
Número de edição |
2 |