• O pedagogo e a escola integral: reflexões sobre seu papel e identidade

O pedagogo e a escola integral: reflexões sobre seu papel e identidade apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em Escolas de Tempo Integral. A análise toma como objeto o trabalho desenvolvido pelos pedagogos que atuam nesse contexto e suas demandas profissionais que decorrem da ampliação do tempo de permanência dos estudantes no espaço escolar. O intuito é chamar a atenção sobre o papel do pedagogo, suas atribuições e sua identidade como profissional da educação inserido nas escolas regulares ou de tempo integral. O contexto atual demanda a pesquisa e a divulgação dos aspectos que caracterizam a função exercida pelo profissional da Pedagogia. é fundamental a reflexão sobre sua formação inicial e continuada, sua carreira e a (auto)avaliação de seu papel como articulador do trabalho pedagógico nas escolas. Para isso, tratamos dos seguintes temas norteadores: educação integral e formação/atuação dos pedagogos escolares, documentos oficiais do Ministério da Educação e conceitos teóricos referentes à área pedagógica das escolas. Para embasar e dar sustentação ao debate, este livro possui em seu primeiro capítulo um histórico da educação integral no Brasil e na cidade de Curitiba. Já no segundo capítulo, há um aprofundamento dos aspectos históricos, legais e profissionais que balizam a atuação do pedagogo. No terceiro, a sustentação teórica ajuda a explicar a metodologia de pesquisa que deu origem à obra. No quarto capítulo é dado destaque ao relato das pedagogas, com falas sensíveis que escancaram a realidade profissional no cotidiano das escolas públicas que ofertam a educação em tempo integral.

Código: L004-9788547306793
Código de barras: 9788547306793
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,80
Espessura (cm): 0,20
Autor Marília Andrade Torales Campos
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 207
Ano de edição 2017
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

O pedagogo e a escola integral: reflexões sobre seu papel e identidade