A democracia de público brasileira emerge com a redemocratização. é possibilitada pela queda da censura e pelo livre desenvolvimento do marketing político. Em seus primórdios, causou surpresa o fato de que Fernando Collor, candidatando-se por um insignificante Partido da Reconstrução Nacional (PRN), conseguisse ser eleito apenas fazendo bom uso dos meios de comunicação. De 1994 até 2014, entretanto, Partido dos Trabalhadores e Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), partidos de destaque na Nova República, adaptaram-se ao novo jogo - que tem a imagem pública como intermediária entre candidatos e eleitores - e foram importantes, junto aos seus personagens, para polarizar a disputa nacional, fazendo analistas da política considerarem as legendas como "de vocação presidencial". Este livro se volta para o início das eras Lula e FHC argumentando que seus líderes atuaram continuamente como atalhos cognitivos para suas legendas e que o marketing, ao invés de igualar, colaborou para diferenciar candidaturas. A obra fala de importante capítulo da recente história política do Brasil e vai interessar a quem busca compreender mais acerca do novo jogo eleitoral e sobre a disputa que mobilizou o país por 20 anos.
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| Autor | Joyce Miranda Leão Martins |
| Editora | APPRIS |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 189 |
| Ano de edição | 2019 |
| Número de edição | 1 |

