• O império da toalete: A beleza e a feiura na belle époque

A presente obra traz reflexões sobre as ações da eugenia, do higienismo e do sanitarismo no período da Belle Époque no Brasil, com o olhar voltado para a cidade de São Paulo. Dentro daquele contexto, os discursos e as ações médicas agiram no corpo citadino e nos corpos humanos que também deveriam expressar a civilização almejada pelos projetos políticos da nação. Dessa forma, os discursos e as ações hegemônicas, inclusive dos médicos, ditavam qual seria a postura dos corpos, as feições das faces e a indumentária a ser usada para que, com gestos adequados, pudessem ser os homens e as mulheres os frequentadores e consumidores na cena urbana, e essa ação foi feita também por intermédio de discursos iconográficos como as propagandas dos produtos de toalete. Ao demonstrar modos de vida, as imagens foram muito mais além da ilustração, cada uma delas, de forma eloquente, ensinava sobre os cuidados dos corpos que deveriam ter visibilidade e, portanto, estar nas ruas para verem e serem vistos, em detrimento dos outros corpos que, invisibilizados e/ou ridicularizados foram considerados degenerados, disgênicos e feios.

Código: L004-9786525147505
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Peso (kg): 0,412
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,10
Autor Marcia Barros Valdivia
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 206
Ano de edição 2023
Número de edição 1

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O império da toalete: A beleza e a feiura na belle époque