• O ensino de matemática na escola

A obra trata de um elemento central na sala de aula, a comunicação entre professor e aluno. O discurso do professor ou a comunicação entre ele e o aluno é fundamental para a aprendizagem. Esse tema é explorado utilizando uma pesquisa realizada em duas salas de aula com realidades bem opostas: uma escola pública da periferia e uma escola privada de elevado poder aquisitivo dos alunos, em uma cidade com 400 mil habitantes. Realiza-se uma apresentação de estudos sobre o discurso, na qual é possível observar os avanços da pesquisa na área. Esses trabalhos analisam diversos aspectos do discurso e das interações em sala de aula, entretanto, apesar dos avanços e dos inúmeros estudos realizados, ainda se mostram insuficientes para responder a muitos questionamentos, por exemplo: como os alunos compreendem o discurso do professor na sala de aula? Quais situações de interações discursivas favorecem a compreensão dos alunos? E no caso da pergunta do professor, quais situações favorecem a compreensão dos alunos? Utilizam-se elementos da teoria da linguagem de Bakhtin, em especial os conceitos de compreensão ativa plena e compreensão passiva, e apresenta-se o conceito de compreensão intermediária. Acreditando que possibilitar a aprendizagem do aluno é a tarefa essencial dos educadores, O ensino de Matemática na escola: discursos e compreensões destina-se a proporcionar a professores da educação básica contribuições para a sua prática no cotidiano da sala de aula, e a dialogar com pesquisadores da área de educação matemática.

Código: L004-9788547301439
Código de barras: 9788547301439
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,80
Espessura (cm): 0,20
Autor Pedro Lucio Barboza
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 183
Ano de edição 2018
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

O ensino de matemática na escola