• O dilema da indisciplina escolar e as práticas pedagógicas: um olhar para além da escola

A sociedade vivencia constantes mudanças históricas, , econômicas, sociais e culturais refletindo na instituição escolar que, ao longo dos anos, absorve a diversidade de sujeitos. A população escolar já não é a mesma! Devido à complexidade, a escola não consegue acomodar todos com suas peculiaridades. Torna-se um espaço fértil para a recorrência da indisciplina, desafiando professores, diretores, coordenadores, alunos e famílias. O livro O dilema da indisciplina escolar e as práticas pedagógicas: um olhar para além da escola analisa, in loco, as percepções de diferentes atores/sujeitos educativos sobre disciplina e indisciplina na escola, evidenciando fatores, causas, consequências, tendências educacionais, práticas pedagógicas, projeto Político Pedagógico e relações interpessoais, elencando possibilidades para a superação do fenômeno na escola. Esta obra é oriunda de inquietações que impulsionaram uma pesquisa duradoura e enriquecida pelos olhares no contexto educacional e fora dele. Também retrata a variabilidade de acepções sobre a indisciplina ora divergentes, ora convergentes. Quem é responsável pela indisciplina escolar? Ela é um dos grandes desafios na formação e na prática pedagógica do professor, que precisa recorrer a novos paradigmas de ensino e aprendizagem, motivando os alunos com práticas pedagógicas ativas. é precípuo evitar a culpabilização e evocar a corresponsabilização de todos, para além do espaço escolar.

Código: L004-9788547341909
Código de barras: 9788547341909
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 0,20
Autor Maria dos Prazeres dos Santos
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 191
Ano de edição 2020
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

O dilema da indisciplina escolar e as práticas pedagógicas: um olhar para além da escola