Este livro reúne textos que analisam discursos sobre e na sala de aula de língua materna e língua estrangeira, tratando de questões teóricas e práticas, na busca da desconstrução da dicotomia teoria/prática, das concepções facilmente apreendidas que caracterizam essa relação como "um processo de totalização em um sentido ou outro" (Deleuze) isto é, o desejo de uma em detrimento da outra. Trabalham, assim, com a concepção de teoria --- "sempre local, relativa a um pequeno domínio" --- como um revezamento de uma prática a outra, e com a concepção de prática como um conjunto de revezamentos de uma teoria a outra. Isso significa que não há prática que não carregue em seu bojo concepções teóricas nem teoria que não passe por um processo de transformação no contato com a prática: em vez de teoria ou prática, preferimos falar de teoria e prática, como uma rede complexa, heterogênea e conflituosa.
Problematizando noções como modernidade, pós-modernidade, globalização, identidade, ciência e discurso de sala de aula (materna e estrangeira), a obra se insere em temas atuais, de ampla circulação, capazes de instigar profissionais da área da educação, lingüistas aplicados, professores de língua a re-significarem suas crenças e verdades --- para se re-significarem---.
Código: |
L004-9788575910092 |
Código de barras: |
9788575910092 |
Peso (kg): |
0,500 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,20 |
Autor |
Maria José Coracini |
Editora |
EDITORA MERCADO DE LETRAS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
234 |
Ano de edição |
2003 |
Número de edição |
1 |