Este trabalho tem como objetivo analisar o cinema clandestino como instrumento e manifesto político. O objeto e a fonte principal desta obra compreendem o filme argentino Operación Masacre, de 1972, dirigido por Jorge Cedrón durante a ditadura da Revolução Argentina, levando em conta o seu trânsito na nova esquerda peronista e no movimento do Nuevo Cine Latinoamericano. Essa película foi baseada no livro de jornalismo investigativo escrito por Rodolfo Walsh sobre um fuzilamento de mais de dez homens durante a Revolução Libertadora, que depôs Perón e proscreveu o peronismo. O documentário francês La spirale, de 1976, projeto de Chris Marker sobre o complô do golpe militar em cima de Salvador Allende no Chile, também aparece neste texto como obra latino-americana a ser pensada na mesma conjuntura política da época. Durante os anos 1960 e 1970, surgia a ideia de mudança revolucionária expressada no campo político, social e cultural na América Latina, que serviu de base para uma militância armada nas ruas e na arte. A experiência, o sentimento e o projeto de memória dos argentinos e chilenos são o apoio principal para compreender as referidas produções.
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| Autor | Mirela Bansi Machado |
| Editora | APPRIS |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 165 |
| Ano de edição | 2021 |
| Número de edição | 1 |

