O caminho da liberdade em Emílio, de Jean-Jacques Rousseau aborda, investiga e analisa as concepções filosófico-educacionais de Jean-Jacques Rousseau, apresentadas no Emílio ou da educação, tratado filosófico e educacional escrito no século XVIII. O ponto de partida encontra-se no Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (1755), em que o filósofo apresenta a liberdade — qualidade essencialmente humana —, que, em conjunto com a perfectibilidade, diferencia o homem dos outros animais e possibilita que este se torne autor e protagonista de sua vida. Nestas análises, Marina Salles investiga como a educação proposta pelo filósofo no Emílio tem nesse princípio fundamental, a liberdade, sua justificativa e seu desenvolvimento. Em outras palavras, busca o entendimento das concepções filosófico-educacionais de Rousseau tendo em mente que a liberdade é a qualidade que o filósofo elege como fio condutor para pensar o desenvolvimento humano e, portanto, elaborar sua proposta educacional.
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| Autor | Marina Salles Leite Lombardi |
| Editora | APPRIS |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 222 |
| Ano de edição | 2022 |
| Número de edição | 1 |

