• O algoritmo do gosto: tecnologias de controle, contágio e curadoria de si; volume 2

O segundo volume da obra O algoritmo do gosto, intitulado Tecnologias de controle, contágio e curadoria de si traça um diagnóstico sobre a transformação das lógicas sociais que determinam o consumo cultural e a formação dos gostos na era digital. Por meio da observação dos usos sociais da música na plataforma Last.fm, o estudo aponta tendêcias na dinâmica de consumo de conteúdo orientado por algoritmos de recomendação nas redes sociais contemporâneas. A autora recorre a dois sociólogos usualmente considerados de correntes opostas para discutir as consequêcias sociais de tais sistemas. Os autores são Gabriel Tarde e Pierre Bourdieu, que nesta obra são considerados complementares e vinculados a uma mesma forma de pensar “o social”;: pelas redes de relação e contato. Partindo da discussão sobre a classificação social produzida pelos algoritmos a serviço do mercado, o livro discute as estratégias de contágio e controle social por trás das tecnologias de recomendação, e, por outro lado, a “curadoria algorítmica de si”; como uma nova estratégia social de distinção.

Código: L004-9788547339586
Código de barras: 9788547339586
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 0,20
Autor Rose Marie Santini
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 249
Ano de edição 2020
Número de edição 2

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

O algoritmo do gosto: tecnologias de controle, contágio e curadoria de si; volume 2