Este livro visa contribuir com a discussão da relação entre estratégia e organização do trabalho. O ponto de partida desse estudo é uma análise da trajetória dos processos de implantação de grupos semiautônomos em empresas estudadas originalmente pelo autor em meados da década de 90. À análise dessas trajetórias foram agregados resultados de pesquisas correlatas desenvolvidos por ele nos últimos sete anos. A pergunta básica que o livro procura responder é: até que ponto a necessidade de inovação em produtos e processos requer também inovação em formatos organizacionais?
O autor ainda seleciona e analisa casos internacionais (como o da Google, da Whole Foods Market e da Oticon), em que uma estratégia de diferenciação via inovação de produtos, serviços e processos levou à introdução de formatos organizacionais compatíveis (segundo a literatura disponível) e implementados de forma abrangente em toda a organização (e não somente em sua operação direta). Esses formatos organizacionais também se caracterizam pela implementação de grupos semiautônomos, mas, adicionalmente, incorporam determinadas escolhas sobre aspectos ligados a comunicação, gestão do conhecimento, relação com outras organizações, incorporação do conceito de serviço e práticas ligadas à gestão de pessoas.
Com base na discussão dos aspectos citados e à luz de uma comparação dos casos nacionais e internacionais se procura, ao final, apontar para critérios a serem levados em conta para orientar projetos organizacionais que tenham a inovação como prioridade.
Livro de apoio para as disciplinas Organização do Trabalho na Produção, Gestão Estratégica da Inovação, Administração e Organização, Ergonomia e Gestão de Pessoas dos cursos de Engenharia de Produção, Administração, Psicologia do Trabalho e Sociologia do Trabalho. Leitura recomendada para profissionais que lidam com a introdução de inovações organizacionais baseadas em trabalho em grupo, aumento da autonomia decisória e de coordenação baseada em resultados.
Código: |
L004-9788522463596 |
Código de barras: |
9788522463596 |
Peso (kg): |
0,240 |
Altura (cm): |
24,00 |
Largura (cm): |
17,00 |
Espessura (cm): |
5,20 |
Autor |
Roberto Marx |
Editora |
ATLAS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
112 |
Ano de edição |
2011 |
Número de edição |
1 |