• O universo neoliberal em desencanto

"As entranhas do Universo Neoliberal em Desencanto. 
 
As práticas neoliberais dominaram quase todo o mundo até causarem o maior desastre econômico da história. Este livro procura explicar as bases matemáticas e políticas do neoliberalismo, concluindo, com espanto, que sua ressurgência ideológica depois desse desastre não se explica pela razão.
A matemática de um dos autores demonstra que mercados livres podem até tender ao equilíbrio mas em geral somos incapazes de dizer quando isso ocorre. Portanto, teorias baseadas no fetiche do pleno equilíbrio, como a neoliberal, não se sustentam de um ponto de vista científico. Não podem ter caráter normativo. A economia política do outro autor descreve os processos socioeconômicos que levaram as esquerdas dos países ricos a abrirem mão da maior conquista da civilização, a socialdemocracia europeia.
Para ambos, porém, o neoliberalismo está definitivamente morto como doutrina de organização do espaço social e econômico. Sobrevive apenas nas mentes de políticos conservadores, porque ideologia não morre.
O universo neoliberal em desencanto poderia ser chamado de universo neoliberal em dissolução. No meio de uma crise que pode tornarse escatológica, a única saída visível parece ser aquela apontada pela Teoria do Caos, ou seja, a realização de algum tipo ainda desconhecido de equilíbrio em um nível superior, a partir de novos paradigmas. Talvez os sistemas chinês e indiano um basicamente socialista, outro basicamente capitalista, ambos notáveis por terem superado a crise com altas taxas de crescimento indiquem a síntese dialética que poderá governar o futuro: são economias de planejamento centralizado e sistema bancário público."

Código: L004-9788520010600
Código de barras: 9788520010600
Peso (kg): 0,282
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 13,50
Espessura (cm): 1,20
Autor Francisco Antonio José Carlos de; Doria Assis
Editora CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 224
Ano de edição 2011
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

O universo neoliberal em desencanto