Modernamente, a idéia ou intenção empresarial é um campo complexo chamado de Estratégia Empresarial. Além do mais, a nova ordem mundial, apontando para cenários de globalização da economia, exigindo novos padrões de competitividade para os negócios, está a impor às empresas readequações estratégicas e consequentes novos projetos, que devem ser gerados e analisados sob novas óticas e novos técnicas. Hoje em dia, um projeto de investimento empresarial pode envolver: Estratégia Competitiva, Mercado, Marca, Parcerias com Fornecedores, Parcerias com Clientes e Parcerias com Concorrentes, Terceirizações, Franquias, Fabricação, Logística, Gestão, Equacionamento Econômico Financeiro. Sem dúvida, houve um aumento de complexidade. Tendo em vista essas peculiaridades é que foi elaborada esta obra, visando repensar a elaboração de projetos empresariais.

 

O livro é composto de quatro capítulos. Depois do texto introdutório (Capítulo 1), o Capítulo 2 propõe um modelo de mix-estratégico, ou seja, um conjunto de estratégias suficiente à orientação dos investimentos de uma empresa.

 

O Capítulo 3 modela a elaboração de projetos empresariais, em que a geração dos parâmetros agrupados em suas partes tradicionais: mercado, logística/localização, sistema produtivo e equacionamento econômico-financeiro, é enfocada sob o novo prisma de transformação das estratégias em parâmetros concretos para a tomada de decisão sobre o negócio e consequente início dos projetos de engenharia, tendo em conta o novo ambiente com formação de redes de empresas e cadeias de suprimento.

 

Por sua vez, o Capítulo 4 apresenta a sintetização do assunto num modelo de Plano de Negócio, mais apropriado a pequenas empresas. Por fim, complementa o texto o Apêndice de um resumo de engenharia econômica, para dar suporte à avaliação econômico-financeira.

 

Livro-texto para as disciplinas de Elaboração e Análise de Projetos, Projetos Empresariais e Planejamento Estratégico em cursos de Administração de Empresas, Engenharia, Economia e Design. Leitura relevante para profissionais ligados a processo de tomada de decisão de investimentos. Recomendado também para programas de desenvolvimento profissional e de formação de executivos.

Código: L004-9788522453702
Código de barras: 9788522453702
Peso (kg): 0,435
Altura (cm): 24,00
Largura (cm): 17,00
Espessura (cm): 12,30
Autor Nelson Casarotto Filho
Editora ATLAS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 264
Ano de edição 2009
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Elaboração De Projetos Empresariais: Análise Estratégica, Estudo De Viabilidade E Plano De Negócio