O atual cenário econômico e político se caracteriza por uma intensidade de mudanças significativas, colocando as empresas diante de novos desafios. A pressão por resultados e as maiores responsabilidades sociais e ambientais obrigam as empresas a buscarem novas formas de obter vantagens competitivas. Uma das técnicas para auxiliar no avanço competitivo é a utilização de informações geradas pela Contabilidade Gerencial. Esta se caracteriza como o segmento da ciência contábil que congrega o conjunto de informações necessárias à administração, complementando as informações já existentes na Contabilidade Financeira.
Nesse contexto, os contadores gerenciais se tornam parceiros estratégicos que compreendem os aspectos financeiros e operacionais do negócio, bem como divulgam e analisam não somente medidas financeiras, mas também medidas não financeiras dos desempenhos de processos e sociocorporativo. Ou seja, o profissional da área gerencial atua como um “profissional estratégico”, que vai além do cumprimento das normas contábeis e legislações tributárias vigentes no país.
A terminologia utilizada atualmente (contador consultor) nada mais é do que um aprofundamento das técnicas de contabilidade gerencial já existentes, adicionada às inovações tecnológicas do mundo atual. Nesse contexto, o profissional da área gerencial tem a possibilidade de oferecer serviços que geram maior valor agregado para a empresa em que trabalha e/ou para seus clientes. Além disso, o conhecimento da contabilidade gerencial proporciona às entidades informações estratégicas essenciais que vão desde a análise dos indicadores financeiros para a tomada de decisão interna até a sua forma de interação com o ambiente externo.
Dessa forma, a presente obra direciona o seu foco para três grandes áreas de atuação proporcionadas pela contabilidade gerencial, as quais serão divididas em 6 capítulos:
§ Estratégia (Planejamento, Gestão de Custos e Formação de Preços);
§ Responsabilidade corporativa (ESG – Meio Ambiente, Sociedade e Governança Corporativa);
§ Tomada de decisão (Abordagem Decisorial, Análise de Indicadores e Avaliação de Desempenho).
Este livro foi produzido com o intuito de ajudar os profissionais que já atuam ou queiram aprimorar seus conhecimentos na área, bem como pode ser utilizado por alunos de graduação e pós-graduação de cursos relacionados a contabilidade, administração, economia e finanças.
Código: |
L004-9786556754192 |
Código de barras: |
9786556754192 |
Peso (kg): |
0,501 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Autor |
Anderson Fumaux |
Editora |
FREITAS BASTOS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
360 |
Ano de edição |
2024 |
Número de edição |
2 |